Pergunta número 1: A sua empresa investe em endomarketing? Se a resposta é sim, lá vai a segunda pergunta: essa iniciativa começou por causa de uma necessidade ou as ações foram planejadas desde o início?
É mesmo importante pensar nessas perguntas? Se faz sentido pra você manter uma equipe feliz, produtiva e com pouca rotatividade, então é muito importante.
As empresas geralmente concentram suas estratégias de marketing na criação de propaganda, reforço de marca, produtos e lançamentos.!
E é, sim, fundamental, investir nessas estratégias para o crescimento de qualquer negócio!
O problema é que os investimentos em endomarketing quase nunca são considerados, e isso faz com que a implementação de uma cultura e uma comunicação interna eficaz levem muito mais tempo e dinheiro.
A boa notícia? Nunca é tarde demais para começar a aplicar estratégias de endomarketing no seu negócio!
Primeiro, eu quero te dizer o que NÃO É endomarketing.
Não é um boletim interno pendurado em um mural no corredor ou na cozinha da empresa.
Também não é o e-mail marketing parabenizando os funcionários pelo dia mundial do trabalho.
Endomarketing é RELACIONAMENTO. E quando um relacionamento é saudável, forte e muito bem nutrido, todos os envolvidos ficam felizes.
Quando você cria estratégias de marketing, você está vendendo alguma coisa, certo? Ou, pelo menos, criando a necessidade de compra para o que você está vendendo.
Endomarketing é a mesma coisa! Mas ao invés de um produto ou serviço, sua equipe precisa “comprar” o conjunto de metas, valores e pilares da empresa.
Quais são os ganhos com isso?
- A equipe trabalha feliz e se torna produtiva;
- Os colaboradores estão sempre em busca do crescimento da empresa;
- As pessoas recomendam somente profissionais excelentes para se juntarem ao time;
- As pessoas internalizam a cultura da empresa;
- E por último, a mais importante de todas: cada colaborador se torna um EVANGELISTA da sua marca, um consultor, um vendedor. E isso é muito fantástico!
Agora… Como tirar isso do papel e levar para a prática?
No próximo post, vamos falar de 4 pontos fundamentais para obter ótimos resultados em suas ações internas. Se você quer saber mais sobre estratégias para manter sua empresa forte e promissora, deixe seu comentário. Até a próxima!
Olá, isso é um comentário.
Para começar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela de Comentários no painel.
Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.